capa dac

 

Departamento de Ação Comunitária


 

Nascido para fazer crescer o espírito comunitário entre as pessoas – Ponte do Intercâmbio - o MEPES realiza todas as suas atividades na fidelidade a este ideal.

 

A Ação Comunitária é o mais forte na metodologia e princípios do MEPES, o envolvimento das comunidades, levando-as a uma efetiva participação em todo o processo de desenvolvimento. Todas as atividades são realizadas com este cuidado essencial, sem o qual, seria desvirtuado o ideal do MEPES. Apesar de todas as unidades EFAs, CCS e CF atuarem de acordo com esta exigência o MEPES tem ainda um setor que se encarrega de atividades comunitárias mais específicas, mais espontâneas e assistemáticas, visando a motivação, mobilização conscientização e soluções de problemas das comunidades.

 

Toda ação desenvolvida no MEPES é fortemente comunitária. O  trabalho desenvolvido e mais abrangente, ao mesmo tempo em que educa o indivíduo, ajuda a sua comunidade a transformar-se criando estruturas de vida social não só estimuladoras e complementadoras da educação do indivíduo, mas acima de tudo possibilitadora de condições de vida digna.

 

Um dos princípios  fundamentais da prática Mepiana é a ação feita de forma solidária a fim de se alcançar a promoção de todos. Garantindo a solidariedade entre os seres humanos, numa comunhão de ideal, numa busca comum de meios, numa realização participante de todos, chega-se ao feliz resultado de pessoas promovidas integralmente. Convencido destes princípios, o MEPES desenvolve suas ações de forma comunitária, solidaria, fraterna. A Ação Comunitária é um setor vivo e presente em todas as atividades, desde aquelas mais gerais até as particularizadas, ocorridas no dia-a-dia de cada unidade. Com a firme convicção de que a resposta para um mundo novo não será encontrada apenas nas mudanças sóciopolíticas, nem mesmo, numa transformação de natureza econômica e social apenas. Tudo passa pela pessoa humana.

 

Os frutos do Departamento de Ação Comunitária do MEPES são palpáveis: as unidades criadas e o espírito de trabalho de cada uma delas:
 
•    Escolas Famílias Agrícolas
•    Centro Comunitário de Saúde
•    Centro de Formação e Reflexão
•    Creches.