0
Funcionários
0
Alunos Matriculados
0
Alunos nos Cursos Rápidos

E-mail

eftur@mepes.org.br

Telefone

(28) 3536-2700

Facebook

https://www.facebook.com/EFTUR-Escola-Fam%C3%ADlia-Turismo-Pietrogrande-349984861807687

Instagram

CALENDÁRIO EFTUR

[MEC id=”3099″]

NOTÍCIAS DA EFTUR

Edital 004/2022

MEPES divulga edital para Contratação de Monitores para a Escola Família de Turismo.

MISSÃO DA EFTUR

A missão da EFTUR – Pietrogrande baseia-se na utilização da atividade do turismo como vetor de encontro de culturas e intercâmbio de conhecimentos, através da formação técnica dentro de uma visão humanística, globalizada e multidisciplinar, buscando a mudança de comportamento da comunidade, a melhoria da qualidade de vida e do seu desenvolvimento.

OBJETIVO DA EFTUR

O Objetivo da EFTUR é promover uma qualificação profissional aos jovens, a EFTUR baseia-se na utilização da atividade do turismo como vetor de encontro de culturas e intercâmbio de conhecimentos, através da formação técnica dentro de uma visão humanística, globalizada e multidisciplinar, buscando a mudança de comportamento da comunidade, a melhoria da qualidade de vida e do seu desenvolvimento aplicando uma dimensão humana, técnica e social na região de Anchieta, além de municípios próximos de nossa capital.

PARCERIA COM A PREFEITURA DE ANCHIETA

Com a continuação da parceria da PMA, através da Secretaria Municipal de Turismo – SETURCE com o MEPES/EFTUR foram realizados diversos cursos rápidos de vinte horas, aulas shows e palestras, ministrados para a comunidade. Os cursos, práticas e palestras incluíram diferentes conteúdos que passaram pelas áreas de cozinha, bar, sala e copa, recepção.

Através dessa parceria de cursos práticos e pontuais, a escola qualificou e capacitou mais de 400 pessoas com certificados, atendendo principalmente público que não tem o Ensino Médio Completo, o que os impossibilita de cursar o Técnico oferecido pela escola.

Com essa oferta diferenciada de cursos, palestras e aulas-show para além do curso Técnico regular, a EFTUR acompanhou a realidade local e mudou suas ações, não somente para se manter funcionando, mas também para atender essa grande demanda da comunidade que buscava por qualificação. A EFTUR atende aqueles que necessitam de profissionalização no turismo.

Além dos cursos regulares, a escola oferece cursos rápidos em áreas específicas ligadas ao setor, com formações específicas para os diversos setores do turismo, na organização e realização de eventos, atendendo as necessidades da Prefeitura Municipal de Anchieta – PMA.

A EFTUR, oferece à comunidade o curso pós médio de Educação Profissional Técnica Serviços de Restaurante e Bar, são turmas anuais com 20 vagas cada turma, duração de um ano, para atender aqueles que possuem o ensino médio e necessitam se profissionalizar.

A grande demanda de pessoas que não possuem o ensino médio e precisam se capacitarem, gerou a necessidade de ofertar cursos de qualificação, com duração de 4 a 20 horas, em áreas específicas ligadas ao setor, e, aponta a perspectiva de contribuir no trade turístico, com formações específicas para os diversos setores do turismo. Assim, o espaço da escola estará disponibilizado para outros cursos de responsabilidade da SETURCE, ministrados por outras entidades, desde que não interfiram nas atividades da escola, e sejam de outra área, que não a oferecida pela escola.

As atividades desenvolvidas na EFTUR são baseadas na relação teoria/prática o que faz com que a escola dispenda de recursos para o funcionamento dos laboratórios. Como forma de otimizar estes custos e de oferecer aos alunos a vivência prática profissional na área do Turismo, principalmente no que se refere a organização de eventos e ao serviço de cozinha, sala, bar e recepção.

Temos como tradição a participação em eventos promovidos pela municipalidade,. Esta é uma forma de oferecer a prática e ainda oferecer um bom serviço a comunidade e dar visibilidade a Escola. Diante deste contexto, a EFTUR que se dedica à qualificação do serviço e preparação de pessoas para assumir os serviços de hospedagem, alimentação e eventos – serviços estes fundamentais para que a cidade possa crescer e estimular o fluxo de turistas pretende favorecer a autonomia e independência financeira dos egressos, com novas oportunidades de trabalho.

Atualmente a EFTUR dispõe de uma infraestrutura que atende adequadamente as necessidades específicas para a oferta do curso, com espaços próprios para o desenvolvimento das atividades práticas e teóricas, tais como: laboratório de cozinha, laboratório de sala, laboratório de bar e governança, além da biblioteca e das salas de aula.

GALERIA DA EFTUR

Depoimentos

PARCEIROS DA EFA