link

Seminário Internacional | Visitas as Unidades

 

As visitas as unidades e parceiros do MEPES teve como objetivo proporcionar a compreensão dos processos de integração e parcerias para a articulação e fortalecimentos de redes de cooperação solidárias, como estratégia emancipatórias das políticas de formação e desenvolvimento.

 

Durante as visitas os participantes do Seminário Internacional conheceram ações promocionais desenvolvidas pelo MEPES nas áreas de educação do campo, da saúde e da ação comunitária, vivenciaram nas Escolas Famílias de Alfredo Chaves, Olivânia, Rio Novo do Sul e Campinho/Iconha experiências da Pedagogia da Alternância, integrando etapas na escola, na família e na comunidade, partilharam os frutos do trabalho de 50 anos do MEPES com as organizações parceiras que contribuem com sua história e trocaram experiências sobre a gestão associativa nos projetos de educação integral e desenvolvimento das comunidades.

 

Alfredo Chaves

 

A visita teve início com a apresentação da Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves. Em seguida foram visitadas propriedades de familiares de ex-alunos da escola, onde foram apresentadas as culturas agrícolas,criação de animais e Agroindústria Artesanal Familiar (cultura de banana, café, flores, hortaliças, agroindústria de biscoitos doces, pães, bolos, polpa de frutas, cachaças e agroturismo). Ao fim da visita os participantes tiveram um momento de confraternização na EFA de Alfredo Chaves, com roda de conversa, vivências, troca de experiência dos participantes com as famílias promotoras da escola, interação com a comunidade, momento cultural e degustação de produtos locais.

 

Olivânia

 

A visita teve início com a apresentação da Escola Família Agrícola de Olivânia. Em seguida foram visitadas propriedades de familiares de ex-alunos da escola, onde foram apresentadas as culturas agrícolas,criação de animais e Agroindústria Artesanal Familiar (cultura de banana, café, flores, agroindústria de biscoitos doces, pães, bolos, polpa de frutas, derivados da mandioca, cachaças, agroturismo, criação de alevinos e peixes). Ao fim da visita os participantes tiveram um momento de confraternização na Agroturismo Ferreira, com roda de conversa, vivências, troca de experiência dos participantes com as famílias promotoras da escola, interação com a comunidade, momento cultural e degustação de produtos locais.

 

Rio Novo do Sul

 

A visita teve início com a apresentação da Escola Família Agrícola de Rio Novo do Sul. Em seguida foram visitadas propriedades de familiares de ex-alunos da escola, onde foram apresentadas as culturas agrícolas,criação de animais e Agroindústria Artesanal Familiar (cultura de banana, café, agroindústria de biscoitos doces, pães, bolos, polpa de frutas, derivados de palmitos, cachaças, agroturismo e pequenas criações). Ao fim da visita os participantes tiveram um momento de confraternização na Casa do Sr. João Martins e Dona Cici, com roda de conversa, vivências, troca de experiência dos participantes com as famílias promotoras da escola, interação com a comunidade, momento cultural e degustação de produtos locais.

 

Campinho/Iconha

 

A visita teve início na loja de Produtos Orgânicos de Iconha onde foram apresentados os grupos associados. Em seguida foram visitadas propriedades de familiares de ex-alunos da escola, onde foram apresentadas as culturas agrícolas,criação de animais e Agroindústria Artesanal Familiar (cultura de banana, café, agroindústria de biscoitos doces, pães, bolos, polpa de frutas, derivados de palmitos, polpa de palmitos, cachaças, agroturismo, pequenas criações, agricultura orgânica das associações Vero Sapore, Bicho do Mato e da Cooperativa Cafsul). Ao fim da visita os participantes tiveram um momento de confraternização na Casa do Sr. Geovani Fusi e Maria Bonadimam, com roda de conversa, vivências, troca de experiência dos participantes com as famílias promotoras da escola, interação com a comunidade, momento cultural e degustação de produtos locais.

 

Anchieta Sede/MEPES

 

A visita teve início no Escritório Central do MEPES. Em seguida foram visitadas as creches e o Hospital. Os participates conheceram as atividades desenvolvidas nas unidades e pelos grupos de voluntários. Ao fim da visita os participantes tiveram um momento de confraternização na Escola Família de Turismo, com roda de conversa, vivências, troca de experiência dos participantes com as famílias promotoras da escola, interação com a comunidade, momento cultural e degustação de produtos locais.