É indispensável às crianças um adequado acompanhamento sistemático para que alcance a maturidade que se constrói no dia-a-dia e passe naturalmente da infância saída à adolescência promissora que conduz à juventude e vida adulta realizada, feliz, útil à humanidade. O MEPES acredita que o crescimento humano-social começa com a ajuda às famílias na educação de suas crianças. Centralizamos nossas ações no sentido de:
- Desenvolver autoeducação como caminho para a educação dos princípios humanos, na síntese do saber, sentir e agir.
- Estabelecer vínculo afetivas e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
- Criar um espaço organizacional entendido como organismo dinâmico, onde se propicia o crescimento pessoal para comunidade.
- Contribuir para o surgimento de pessoas conscientes de si mesmo e do outro, interagindo no sentido de busca, motivação e construção do conhecimento.
- Integração a Político Social para atendimento da criança de 0 a 4 anos previsto na LFDB 9394/96.
- Manter um relacionamento entre pais e educadores, contando com a participação de profissionais experientes, responsáveis pelo desenvolvimento das programações junto às crianças e suas famílias.
- Promover o desenvolvimento de seres livres detentores de autonomia, que possam dar sentido e direcionar suas vidas.
Portanto, as prioridades que lhe são confiadas são:
- Acompanhamento educativo e adequado à faixa etária de 0 – 4 anos de crianças carentes;
- Assistência às famílias e orientação das mesmas;
- Responsabilidade pela educação integral das crianças matriculadas nos centros maternos de educação infantil;
- Orientação às famílias das crianças em relação à educação da criança, higiene, problemas de convivência no lar, dificuldades várias;
- Continuidade da motivação das comunidades onde atuam para busca de solução de suas dificuldades.
Como sabemos, educar é tarefa tão difícil, tão complexa e tão essencial, que se impõem como um dever coletivo, exigindo esforço conjunto não somente das famílias e da sociedade em geral, mas, sobretudo dos setores públicos e particulares.