Grupos de Estudos
Centro Pedagógico Nacional da Pedagogia da Alternância

ARTIGOS

TÍTULOAUTORES/ASLINK
Trajetórias, Memórias e Narrativas em pesquisas na área de Educação do CampoLUIZ, MIRIÃ LÚCIA ; GUIMARÃES, Alessandro da Silva.Acessar
Educação do campo e formação de educadoras(es)GUIMARÃES, Alessandro da Silva; LUIZ, MIRIÃ LÚCIA ; GERKE, JaninhaAcessar
Memórias e narrativas dos estudantes da educação do campo mediadas pelo caderno da realidade.GERKE, Janinha ; GUIMARÃES, Alessandro da SilvaAcessar
Processos formativos da licenciatura em educação do campo: novos e outros saberes e fazeres evidenciados pelos/nos cadernos da realidadeGERKE, Janinha ; LUIZ, MIRIÃ LÚCIA ; Da Silva Guimarães, AlessandroAcessar
Orientações coletivas e formação crítico-emancipatória dos estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFES Campus GoiabeirasMORETO, C.; MELO, D. P.Acessar
A percepção da família quanto ao seu papel no processo formativo do (a) estudante da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do SulCORREA, M.T.M. ; VERGÜTZ, C. L. B.Acessar
Transição Agroecológica, Agricultura Familiar e Trabalho Feminino: um estudo de caso em ItupotangaKOPPLEL, S.A. ; TAUIL, M. ; BERNARDO, J. T. ; SEBOLD, S.M. ; VERGÜTZ, C. L. B.Acessar
A QUESTÃO DE GÊNERO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL: um olhar sobre o estágio de vivência.SOUZA, MARIANA BARBOSA DE ; VERGÜTZ, C. L. B. ; COSTA, J.P.R .Acessar
?Chama a Roda? na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul: o círculo de cultura reiventando na Pedagogia da AlternânciaMORETTI, C. Z. ; VERGÜTZ, C. L. B. ; COSTA, J.P.R .Acessar
POSSIBILIDADES EMANCIPATÓRIAS NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL: DIÁLOGOS ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A EDUCAÇÃO POPULARMORETTI, CHERON ZANINI ; VERGÜTZ, CRISTINA LUISA BENCKE ; CORRÊA, ALINE MESQUISTAAcessar
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O ENSINO DE HISTÓRIA: O CASO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SULSOUZA, MARIANA BARBOSA DE ; COSTA, JOÃO PAULO REIS ; VERGÜTZ, CRISTINA LUISA BENCKEAcessar
As aprendizagens na Pedagogia da Alternância e na Educação do CampoVERGÜTZ, C. L. B.; CAVALCANTE, L. O. H.Acessar
Extensão rural e formação técnica no curso técnico em agropecuária da escola família agrícola de Jaguaré- Espírito SantoOLIVEIRA, ERIC DE; POMUNCHENQ, F. J. M. ; ROMANO, J. P. S. ; JADEJISK, R. R.Acessar
A contribuição da Pedagogia da Alternância e do projeto profissional jovem nos projetos de vida de jovens egressos da EFA de Jaguaré/ESOLIVEIRA, ERIC DE.Acessar
Educação do Campo e Ecologia de Saberes: reflexões e aproximaçõesPOMUCHENQ, Felipe. J. M.; LOCATELLI, A. B.Acessar
ENSINO CONTEXTUALIZADO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O PROJETO ECOLOGIA PARA ALÉM DAS PAREDES DA SALA DE AULAMAURICIO POMUCHENQ, Felipe Junior; SILVA DE SOUZA, LUCAS ; RODRIGUES HASTENREITER, TAYSNARA .Acessar
A integração de saberes no currículo da educação do campo: a experiência de uma escola família agrícolaPOMUCHENQ, Felipe. J. M.; LOCATELLI, A. B. ; PIZZETA, A. J.Acessar
O que é Pobreza para Estudantes da EFA de Marilândia?POMUCHENQ, Felipe. J. M.Acessar
Interdisciplinaridade na Pedagogia da Alternância: Perspectivas dos(as) Monitores(as) da Escola Família Agrícola de MarilândiaPOMUCHENQ, Felipe. J. M.; TELAU, R.Acessar
Ressignificação da auto-organização dos estudantes na EFA de MarilândiaPOMUCHENQ, Felipe. J. M.; SANTOS, F. N.Acessar
Integração de Saberes na Educação do Campo: Proposições teórico-metodológicasPOMUCHENQ, Felipe. J. M.Acessar
Extensão rural e formação técnica no curso técnico em agropecuária da escola família agrícola de Jaguaré- Espírito SantoPOMUCHENQ, Felipe. J. M.; Oliveira, Eric ; JADEJISK, R. R. ; ROMANO, J. P. S.Acessar
A escola como instrumento de resistência: a EMEIEF ?Assentamento Zumbi Dos Palmares?RODRIGUES, F. J. S.; Campos, Arlonio ; Ferreira, Sebastião ; Baldotto, O, L, G,Acessar
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE DO CAMPO NO ESPIRITO SANTOGERKE, JANINHA.Acessar
O ENSINO DE HISTÓRIA PROPOSTO NUMA ESCOLA DO CAMPO: pistas e indícios para a formação da consciência histórica.LUIZ, M. L. ; GERKE, JANINHA ; GUIMARÃES, ALESSANDRO DA SILVAAcessar
Diálogo entre campo e cidade o plano de estudos como mediador da aprendizagem em uma escola urbanaCAPAZ, JOSIELI PARTELI ; MUSCARDI, DALANA CAMPOS ; GERKE, JANINHAAcessar
A formação continuada de monitores (as) da RACEFFAES Um estudo de suas proposições político-pedagógicas
FORNACIARI, MATEUS ; SANTOS, FRANKLIN NOEL DOS ; GERKE, JANINHA ; FOERSTE, ErineuAcessar
Narrativas biográficas na formação docente do campo: memórias e experiências do curso Escola da Terra CapixabaGERKE, Janinha.; Dr. Erineu Foerste ; SOUZA, A. R.Acessar
Experiências de vida e formação dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo: pistas e indícios nos Cadernos da Realidade.LUIZ, M. L. ; GERKE, Janinha. ; GUIMARAES, A. S.Acessar
Educação do Campo e Formação de Educadores (as): Experiências nas Ciências Humanas e SociaisGUIMARAES, A. S. ; LUIZ, M. L. ; GERKE, Janinha.Acessar
RACIONALIDADE DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NAS ESCOLAS FAMILIARES RURAIS MOÇAMBICANASGERKE, Janinha.; SINALO, T. J.Acessar
Memórias e narrativas dos estudantes da educação do campo mediadas pelo caderno da realidadeGERKE, JANINHA; GUIMARÃES, ALESSANDRO DA SILVAAcessar
A Escola Família Agrícola Belo Monte e a pedagogia da alternância em uma educação para a sustentabilidade da vidaGERKE, JANINHA; ANGELO, SIMONE FERREIRA ; CANCHILHERI, EDSON MORENOAcessar
Os processos formativos da licenciatura em educação do campo: novos e outros saberes e fazeres evidenciados pelos/nos cadernos da realidadeGERKE, Janinha.; GUIMARAES, A. S. ; LUIZ, M. L.Acessar
Alternância e Seus 50 anos: Uma Possibilidade Formativa da Educação do CampoGERKE, Janinha.; SANTOS, S. P.Acessar
Dossiê Temático: 50 anos da Alternância no Brasil: o que dizem as pesquisas nacionais e internacionaisPUIG-CALVO, P. ; GAGNON, C. ; GERKE, Janinha.Acessar
Territórios educativos na formação por alternância: escola - família - comunidadeBEGNAMI, João Batista.; COSTA, A. C. M. ; JUSTINO, E. F.Acessar
Estágio de vivência em espaço não escolar: desafios à Educação por Alternância nas Licenciaturas em Educação do CampoSANTOS, S. P. ; BEGNAMI, João Batista. ; COSTA, T. P. daAcessar
Gestão democrática na Educação do Campo: a organicidade como possibilidade de protagonismo dos estudantes.BEGNAMI, JOAO BATISTA; ANTUNES-ROCHA, Maria IsabelAcessar
Licenciatura em Educação do Campo - Área Ciências Agrárias no IFSULDEMINAS/Campus InconfidentesBEGNAMI, JOAO BATISTA; HIRATA, ALOISIA RODRIGUES ; ROCHA, LUIZ CARLOS DIAS DAAcessar
A Pedagogia da Alternância e o Mestrado Profissional em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da BahiaFEITOSA, D. ; BENISIO, J. D.Acessar
Diálogo entre campo e cidade.CAPAZ, J. P. ; MUSCARDI, D. C. ; GERKE, J.Acessar
Permanecer no campo: notas sobre juventude, gênero e sexualidade no mundo rural.MARTINS, LEONARDO RAUTA.Acessar
Ex-alunos da Escola Família Agrícola de Olivânia : quem são e quais seus projetos para o futuro?RAUTA MARTINS, LEONARDO.Acessar
Permanecer no campo como projeto de vida de jovens rurais: experiências de formandos e egressos de Escolas Família Agrícola no estado do Espírito Santo.MARTINS, L. R.Acessar
AGRILCULTURA SUSTENTÁVEL: UMA FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPOLírio, E. J ; ARNHOLZ, E. ; MARTINS, L. R. ; Scalzer, J.Acessar
A EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO MODO DE RESISTÊNCIA À INVESTIDA NEOLIBERAL: RELATO DE EXPERIENCIA DE UM FAZER ESCOLA NO ASSENTAMENTO DO MSTRIBEIRO, M. F. M.; CRUCES CUEVAS, Marcia RoxanaAcessar
RESISTÊNCIA COLETIVA À INVESTIDA NEOLIBERAL EM UMA ESCOLA DE ASSENTAMENTO DO MST.RIBEIRO, M. F. M.; CRUCES CUEVAS, Marcia RoxanaAcessar
Algumas reflexões sobre a noção de público no contexto da política educacional brasileiraOLIVEIRA, D.A. ; PAOLIELLO, M. C.Acessar
O ENSINO DE HISTÓRIA PROPOSTO NUMA ESCOLA DO CAMPO: pistas e indícios para a formação da consciência histórica.LUIZ, M. L.; GERKE, J. ; GUIMARÃES, A. S.Acessar
Trajetórias, Memórias e Narrativas em pesquisas na área de Educação do CampoLUIZ, M. L.; GUIMARÃES, A. S.Acessar
Experiências de vida e formação dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo: pistas e indícios nos Cadernos da Realidade.LUIZ, M. L. ; GERKE, Janinha. ; GUIMARAES, A. S.Acessar
EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DE EDUCADORAS(ES): EXPERIÊNCIAS NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS.GUIMARÃES, A. S. ; LUIZ, MIRIÃ LÚCIA ; JESUS, J. G .Acessar
Historiografia e história da educação jesuítica no Espírito Santo.HUPP, W. M. ; LUIZ, MIRIÃ LÚCIAAcessar
Os processos formativos da licenciatura em educação do campo: novos e outros saberes e fazeres evidenciados pelos/nos cadernos da realidadeGERKE, Janinha.; GUIMARAES, A. S. ; LUIZ, M. L.Acessar
Trajetórias de mulheres camponesas no Espírito Santo: permanências e descontinuidadesOLIVEIRA, DEIVIANI DE ; BRIDI, LUAN EUDAIR ; LUIZ, MIRIA LUCIA ; ALCANTARA, REGINA GODINHOAcessar
Os processos formativos dos estudantes da LEC/UFES: um olhar com/pelos Cadernos da RealidadeLUIZ, MIRIÃ LÚCIA; ALCÂNTARA, REGINA GODINHO DEAcessar
CONTRIBUIÇÕES DE MIGUEL ARROYO AO PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: POSSIBILIDADES, PROBLEMAS E QUESTÕESJESUS, J. G ; Santos, K. C. ; LUIZ, M. L.Acessar
Um olhar sobre a Escola Comunitária Municipal Rural "São João Bosco".SOUZA, L. S.Acessar
Escola Família Agrícola de Olivânia: 50 anos de história narras por muitas vozes.CALIARI, R. O.; FOERSTE, E.Acessar
A prática pedagógica da formação em alternância: novos espaços possíveis de serem realizadosCALIARI, R. O.Acessar
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E DESENVOLVIMENTO LOCALCALIARI, R. O.Acessar
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESTADO DO ESPIRITO SANTOSânia Lopes Bonfim Aniszewski; Edmar Reis ThiengoAcessar
A Escola Família Agrícola Belo Monte e a pedagogia da alternância em uma educação para a sustentabilidade da vida.GERKE, JANINHA ; ANGELO, SIMONE FERREIRA ; CANCHILHERI, EDSON MORENOAcessar
Possibilidades para articulação entre o cotidiano dos discentes, a pedagogia da alternância e o ensino de matemática na EFA Jacyra de Paula Miniguite.ALMEIDA, W. F.; MOURA, Terciana Vidal ; DINIZ, Leandro do NascimentoAcessar
As práticas pedagógicas em uma escola família agrícola: um estudo de caso do ensino de Matemática sob a ótica da Pedagogia da AlternânciaMOREIRA, Sérgio Adriany Santos ; ALMEIDA, W. F.Acessar
Integração de saberes na Educação do Campo: compreensões de educadoras e educadoresFelipe Junior Mauricio Pomuchenq, Andrea Brandão LocatelliAcessar

DISSERTAÇÕES E TESES

TÍTULOTIPOPESQUISADORLINK
GERAÇÕES DE PROFESSORAS DE ESCOLAS DE CLASSES MULTISSERIADAS DO CAMPOTeseCharles MoretoAcessar
PEDAGOGIA DAS VOZES E DOS SILÊNCIOS: EXPERIÊNCIAS DAS MULHERES NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL - EFASCTeseCRISTINA LUISA BENCKE VERGUTZAcessar
APRENDIZAGENS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SULDissertaçãoCRISTINA LUISA BENCKE VERGUTZAcessar
OS PROCESSOS FORMATIVOS POR ALTERNÂNCIA DOS JOVENS RURAIS E SUAS ATUAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: o caso das EFAs do município Lago do Junco – MaranhãoDissertaçãoDamião Solidade dos SantosAcessar
DA TEORIA À PRÁTICA: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO PROFISSIONAL JOVEM DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE JAGUARÉ-ESPÍRITO SANTODissertaçãoÉric de OliveiraAcessar
Integração de saberes na Educação do Campo: Olhares a partir da experiência de um Centro Familiar de formação em AlternânciaDissertaçãoFELIPE JUNIOR MAURICIO POMUCHENQAcessar
RUPTURAS E PERMANÊNCIAS NO PROCESSO EDUCATIVO DOS CENTROS FAMILIARES DE FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA- CEFFAS ES: EXPANSÃO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO NORTE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTODissertaçãoFRANCISCO JOSE DE SOUSA RODRIGUESAcessar
SENTIDOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO - Na Voz do Professor do CampoTeseJaninha Gerke de JesusAcessar
Formação por Alternância na Licenciatura em Educação do Campo: Limites e Possibilidades do Diálogo com a Pedagogia da AlternânciaTeseJOAO BATISTA BEGNAMIAcessar
CURRÍCULO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: ENTRE O PROGRAMA OFICIAL E O PLANO DE ESTUDODissertaçãoJoel Duarte BenisioAcessar
O USO DO PLANO DE ESTUDO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOQUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA REGULAR URBANA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO A PARTIR DA REALIDADEDissertaçãoJosieli Parteli CapazAcessar
Permanecer no campo como projeto de vida de jovem rurais: experiências de formados e egressos de Escolas Familia Agricola no Estado do Espirito Santos.TeseLeonardo Rauta MartinsAcessar
A AGRICULTURA FAMILIAR DE ANCHIETA/ES SOB A HEGEMONIA DO GRANDE CAPITALDissertaçãoLeonardo Rauta MartinsAcessar
A IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA “JACYRA DE PAULA MINIGUITE”: O PERCURSO DE UMA ESCOLA EM ALTERNÂNCIADissertaçãoLUCAS SILVA DE SOUZAAcessar
A RESISTÊNCIA INVENTIVA DA ESCOLA DO CAMPO FRENTE A OFENSIVA DO ESTADODissertaçãoMARIA DE FATIMA MIGUEL RIBEIROAcessar
A PRESENÇA DA FAMÍLIA CAMPONESA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: O CASO DE OLIVÂNIATeseROGERIO OMAR CALIARIAcessar
A Pedagogia da Alternância na Esfera Pública: Um Estudo em Barra de São Francisco / ESDissertaçãoSANIA LOPES BONFIM ANISZEWSKIAcessar
PROJETO PROFISSIONAL DO JOVEM NO PROCESSO FORMATIVO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE BELO MONTEDissertaçãoSIMONE FERREIRA ANGELOAcessar
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA JACYRA DE PAULA MINIGUITE/ES E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO COM O COTIDIANO DOS DISCENTES.DissertaçãoWESTER FRANCISCO DE ALMEIDAAcessar
FORMAÇÃO INICIAL DE MONITORES NO MEPES: ANALISANDO O PROJETO DE PESQUISA E EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁXIS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIADissertaçãoJEFERSON CASALE TOMAZELIAcessar