Incaper entrega computadores a escolas do MEPES

A entrega simbólica dos computadores foi feita por meio de uma Conferência Web

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) entregou 25 computadores para as Escolas Famílias Agrícolas integrantes do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes). A entrega dos equipamentos foi realizada nesta sexta-feira (05), data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

“A entrega simbólica destes equipamentos foi feita por meio de uma Conferência Web. Neste momento de pandemia, o uso dos equipamentos de informática se faz tão presente e tão necessário. Este é o momento mais oportuno para fazer esta entrega e estreitar cada vez mais esta parceria”, disse o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado.

O superintendente do Mepes, Idalgizo Monequi, concordou: “Apesar da pandemia que estamos vivendo, este momento é bastante oportuno. Os computadores vão ajudar muito no trabalho de nossas escolas.”

Segundo o diretor administrativo-financeiro do Incaper, Cleber Guerra, o instituto fez uma aquisição de itens de informática no fim do ano passado. “À medida que fomos entregando os novos equipamentos às nossas unidades, recolhemos os computadores usados, em excelente estado, que estão sendo repassados ao Mepes”, afirmou.

O encontro virtual também contou com a participação da diretora-técnica do Incaper, Sheila Posse; da gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jaqueline Sanz; e dos servidores do Incaper que já atuaram como monitores no Mepes: Ricardo Eugênio Pinheiro, Ronaldo Alemães e Alciro Lamão Lazzarini. Diretores das Escolas Famílias Agrícolas e outros representantes das duas instituições também participaram da entrega.

Parceria

Após a entrega simbólica dos computadores, foi realizada uma reunião técnica entre os representantes das instituições, com o objetivo de formatar um plano de ações para estruturar a parceria já existente entre as instituições.

“Mepes e Incaper podem trabalhar muito bem as três dimensões: educação, pesquisa e assistência técnica e extensão rural. As nossas escolas formam técnicos, futuros agricultores e empreendedores do campo. Esta parceria é muito antiga, e as ações precisam ser readequadas conforme a nossa realidade e as necessidades e possibilidades de cada instituição”, pontuou Monequi.

“O Mepes está ligado ao Incaper desde a sua fundação. É uma parceria histórica entre as duas instituições que merece ser fortalecida, já que ambas almejam o desenvolvimento rural sustentável e priorizam a agricultura familiar”, acrescentou Guerra.

Jovens rurais

A entrega de computadores e o alinhamento da parceria entre Incaper e Mepes são ações que contribuem para a valorização da juventude rural.

“Essa parceria visa a ajudar no processo de formação do jovem, envolvendo pedagogia, pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Tanto o Incaper quanto o Mepes trabalham com o mesmo objetivo, que é o desenvolvimento da agricultura familiar do Espírito Santo. Temas como, agroecologia, sustentabilidade, sucessão familiar, e diversificação, entre outros, estão constantemente nas nossas discussões” asseverou Antonio Carlos Machado.

Para o superintendente do Mepes, há muita coisa para trabalhar em conjunto. “Durante a formação, jovens de cursos técnicos desenvolvem um projeto profissional. Depois que termina o curso na Escola Família Agrícola, muitos destes jovens se tornam empreendedores do campo. Hoje no Espírito Santo há centenas de egressos com sucesso de seu trabalho com campo em diferentes setores produtivos. Estamos muito animados por ajudar a fortalecer este trabalho de formação dos jovens, futuros agricultores e empreendedores, nesta parceria com o Incaper”,  explicou Idalgizo Monequi,

Texto: Juliana Esteves

Créditos:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

Deixe um comentário