SEAG formaliza termo de fomento com MEPES

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do projeto voltado para a Formação dos Agentes e Jovens Envolvidos no Processo Educativo das Escolas Famílias Agrícolas, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) formalizou – por videoconferência, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) –, o repasse de R$ 100.000,00 ao Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES).

Entre as ações previstas estão a realização de atividades educativas em formação inicial, continuada e nas áreas de conhecimento ligados às técnicas em agropecuárias, linguagem e ciências da natureza; realização de atividades educativas em gestão administrativa e associativa; realização de dois seminários de agroecologia e desenvolvimento sustentável e a realização de um encontro de integração dos estudantes das EFA’s. A expectativa é de formar 700 pessoas, entre agentes, técnicos e jovens estudantes em uma carga horária total de 480h/aula.

“Precisamos investir cada vez mais nos jovens rurais, intensificando as ações que promovam o desenvolvimento nas suas regiões, principalmente neste momento em que estamos vivendo. O MEPES tem um papel fundamental na formação desses jovens, sobretudo quando esse processo envolve também as comunidades e as famílias”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.

Essa ação acontece no escopo do Programa Jovens no Campo e na Pesca, coordenado pela Seag. “A importância da destinação desse recurso está, principalmente, na possibilidade de agregar aperfeiçoamento aos monitores e formação aos jovens estudantes e de suas respectivas famílias, visando ao desenvolvimento rural sustentável e à garantia da formação cidadã de todos os envolvidos”, disse o coordenador de projetos da Secretaria, Vinicius Costa.

Há 52 anos, o MEPES trabalha na implantação da educação do campo com a pedagogia da alternância. São 17 escolas ligadas ao MEPES no Estado do Espírito Santo. ”Hoje, estamos comemorando com muita alegria mais essa conquista. Essa parceria entre o Governo do Estado, por meio da SEAG, é fundamental para qualificar as ações educacionais da rede rural do Espírito Santo”, salientou o superintendente do Mepes, Idalgizo José Monequi.

Participaram da videoconferência o subsecretário de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável, Michel Tesch Simon; o gerente pedagógico e administrativo Joel Duarte Benísio; o coordenador de projetos José Valdemar Pin; o coordenador do centro de formação, Padre Firmino; os conselheiros Lidney Gobii e Amélia Siller; a extensionista do Incaper Vera Martins; o secretário de agricultura de Anchieta, Geovani Bissa, e o vereador Renato Lorencini.

Texto: Vanessa Capucho

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho / Carlos Pereira

Deixe um comentário